Resenha do Gil
Escola de Comunicações e Artes
Orientação Bibliográfica
Profª. Drª. Brasilina Passarelli.
Resenha do livro: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1996.
Karina La Farina Nogueira
Nº USP 6804178
São Paulo
2010
Resenha do livro: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1996.
O autor foi muito feliz ao escolher esse título para obra, pois ela delimita bem o tema a ser tratado no livro, não deixando dúvidas quanto ao seu conteúdo, o que facilita e poupa tempo do usuário. Outro detalhe a ser destacado é o sumário da obra, o qual possui ao todo seis páginas, isto é, oferece muitos detalhes para que o leitor tenha a liberdade e autonomia para manusear a obra nos pontos que mais lhe interessam no momento. No início, a obra oferece fundamentos básicos sobre pesquisa, os quais podem ser aproveitados por um leitor que ainda esteja iniciando seu projeto ou apenas queira conhecer mais sobre o assunto.
Para o leitor que já possui seu projeto de pesquisa, não é necessária tanta atenção aos primeiros capítulos. O autor começa a apresentar conceitos mais específicos e práticos sobre pesquisas a partir do capítulo 5 (cinco), como levantamento bibliográfico, tipos de leitura, tratamento de dados, redação do trabalho, a fim de conduzir didática e detalhadamente todo o processo da pesquisa que um autor possa realizar.
Aspecto importante e presente em toda a obra são exercícios práticos sobre os temas dos capítulos nos finais dos mesmos.
Como um todo, a obra apresenta parâmetros fundamentais que conduzem todo o processo de pesquisa de um autor, de modo satisfatório.
Bibliografia
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 1996.