Resenha do livro “Como elaborar projetos de pesquisa”, de Antônio Carlos Gil
Antônio Carlos Gil
O referido livro objetiva-se a orientar estudantes, pesquisadores e profissionais em geral a elaborar projetos de pesquisa. Para tanto descreve, ao longo de seus 14 capítulos, de modo sistemático e elucidativo, as etapas imprescindíveis a serem seguidas na elaboração de um projeto. Antônio Carlos Gil estabelece preceitos pelos quais o leitor poderá se orientar durante a construção do projeto de pesquisa. Entretando, o autor é enfático ao afirmar que, levando-se em consideração a complexidade do processo de construção científica, cada projeto deverá ser considerado em função de sua individualidade, ou seja, dos atributos próprios que dão a ele um caráter sui generis, em decorrência das especificidades exsistentes no trabalho planejado por cada pesquisador.
O livro divide-se em 14 capítulos, cada um dele correspondendo a uma das etapas da elaboração do projeto de pesquisa. Ao final de cada capítulo, Gil recomenda uma bibliografia complementar
relacionada
ao
capítulo
abordado;
juntamente
a
essa
bibliografia, o autor propõe exercícios por meio dos quais o pesquisador poderá fixar com mais facilidade a etapa analisada.
Capítulo 1 a 4:
Conceitualização de pesquisa e a importância de se elaborar um projeto pelo qual ela será realizada. Nestes primeiros capítulos, Antônio Carlos Gil também ocupa-se com a escolha de um tema, a idenficação de um problema e a elaboração de uma hipótese, além de outros aspectos relacionadas à esquematização do projeto.A tipologia das pesquisas é abordada ao londo do capítulo IV em suas diversas modalidades, quer seja experimental, documental ou bibliográfica. Capítulo 5 a 12:
Gil discorre a respeito dos tipos de pesquisa apresentados no capítulo anterior, por meio de uma abordagem mais abrangente e detalhada. Posteriormente, o autor aborda o processo de identificação das fontes e os tipos de leitura, para