Resenha do Filme “Fabrica de Loucuras”
O filme Fabrica de Loucuras, mostra a diferença que há entre duas culturas. Tudo começa quando uma fabrica de automóveis de uma cidadezinha nos Estados Unidos da América é fechada. Devido o fechamento da fabrica ocorre grandes problemas na cidade, que dependia e empregava a maioria dos habitantes.
Um funcionário ( Michael Keaton) encontrou uma forma de solução para reabertura da fabrica e vai até o Japão na tentativa de convencer os Japoneses a assumirem a direção da fabrica. No primeiro momento eles negam, mas depois resolvem aceitar a proposta e vão para pequena cidade nos Estados Unidos. Ao chegar na cidade são recebidos como celebridades, com direito até tapete vermelho.
Os Japoneses assumem a direção da fabrica, em seus postos de chefes, diretores e inspetores, eles tentam implantar as técnicas tidas como responsáveis pelo desempenho excelente em seu país: ginastica no pátio pelas manhas, trabalho em equipe, cultura de qualidade, produtividade, liderança as horas extras super estendidas, metas ambiciosas a serem obtidas. Porém enfrentaram uma série de restrições e situações que ilustram mudanças.
Com a dificuldade dos Japoneses com os operários da fabrica o Sr. Michael Keaton que também era funcionário, resolve conversar com todos e acaba mentindo e iludindo seus operários com falsa expectativa de aumento de salário. Ele fez uma proposta para os operários que se fabricassem uma quantidade de $ 15.000,00 mil carros eles receberiam o aumento, mas os operários não acreditavam que eles fossem conseguir em um prazo muito curto. Então eles combinam que se conseguir chegar aos 13.000,00 mil carros eles receberiam metade do aumento, e com a intensão que os operários conseguissem os 15.000,00 mil carros Sr. Michael firma acordo com eles.
Os operários teriam que trabalhar sem parar para chegar aos 15.000,00 mil , dia e noite sem final de semana, sem feriado.
Chega ao final do prazo, e eles não conseguem os 15.000,00 mil