Ciencia Educacao e Tecnologia
INTRODUÇÃO
Durante dois meses participamos de aulas de Ciência, Tecnologia e Educação e Fundamentos da Educação á Distância e aprendemos conceitos, teorias, metodologias, dividimos experiências, constatamos que todos os dias misturamos vida e educação porém não tem sido tão simples inserir a tecnologia no meio educacional de forma eficaz e produtiva, e quebrar paradigmas.
A partir desses estudos, da leitura de textos direcionados sobre os assuntos trabalhados, diálogos em grupo, debates em sala de aula e apresentação de vídeos com opinião de especialistas, pudemos desenvolver uma analise critica sobre os temas de estudos dessa primeira UTA do curso de Pedagogia.
Apresentamos nesse material nossa analise pessoal dos temas propostos, embasados nos estudos realizados.
1
1. O uso do celular em sala de aula: Proibir é a melhor saída?
“É compreensível que as tecnologias podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem; no entanto, os professores têm encontrado muita dificuldade para lidar com o uso de celular em sala de aula. Constantemente, observam que seus alunos, além de utilizar o celular para mandar torpedos durante a aula, distraem-se “jogando”, enquanto o professor ministra a aula. Estas situações têm provocado desânimo nos professores. Mas o que fazer? Proibir seria a melhor saída?”
O texto apresentado relata uma questão ampla que tem sido muito discutida no meio pedagógico.
Nos dias de hoje os alunos chegam à sala de aula trazendo a tecnologia que utilizam em seu cotidiano, e nós professores vamos chegar à escola trazendo os mesmos velhos conceitos?
Proibir na minha visão não é a melhor solução para este problema até porque proibição desperta nessa geração o desafio, o “não”, desperta o desafio, “não posso usar, então vou desafiar e usar”.
Nós quanto mediadores da construção do conhecimento