Resenha filme fábrica de loucuras
Resenha sobre o Filme: “Fábrica de Loucuras”
a) Qual a relação do que foi visto no filme com a metáfora de organizações vistas como culturas, e mais especificamente com a teoria sobre cultura nacional, cultura organizacional, e subculturas?
b) De que maneiras a história presente no filme pode ser transferida e aplicada ao contexto empresarial atual?
O Filme “Fábrica de Loucuras” retrata uma organização em conflito cultural por haver dois tipos de culturas nacionais distintos. A cultura japonesa possui características e métodos diferentes da cultura americana. A cultura de um país é fruto da herança histórica que ele possui. Os japoneses pensavam em organizações como família, todo trabalhador é igual e o importante é produzir, se não fossem cumpridas as metas, o trabalho se estenderia sem receber pela hora-extra. Os americanos gostam de se destacar e se diferenciar do outro trabalhador para que possa melhorar de cargo, são competitivos e cumprem o trabalho de acordo com as horas pagas, e não de acordo com suas metas.
Depois de vários conflitos com as subculturas dentro da fábrica em análise, uma cultura com ideias e princípios diferentes da outra, o choque entre as culturas ocorre e é criada uma cultura organizacional, que se torna a fusão das duas subculturas. Esta nova cultura entra em perfeita harmonia e uns seguem conselhos de outros, uma cultura aprende com outra.
No contexto atual, empresas são compradas por empresários estrangeiros todos os dias em todo o mundo. Como a empresa já funcionava e possuía funcionários que já sabiam como realizar a sua função e como ‘tocar’ a empresa, estes permanecem na empresa e isso pode gerar conflitos pois os novos donos da empresa têm em mente uma organização diferente por possuírem uma cultura possivelmente diferente da cultura dos