Resenha do filme " o óleo de lorenzo"
O filme é uma história real de um casal que tem um único filho. Lorenzo começa a apresentar comportamento agressivo na escola, entre outros, como hiperatividade, surdez, desequilíbrio aos cinco anos de idade. Seus pais levam-no ao médico e recebem o diagnóstico de uma rara doença incurável, a Adrenoleucodistrofia (ADL).
A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa que atinge principalmente as células do cérebro, destruindo a bainha de mielina. Esta por sua vez protege alguns neurônios responsáveis por transmitir estímulos nervosos.
Lorenzo desenvolve os sintomas da doença que o deixa surdo, mudo, cego, paralítico, incapaz de engolir e com o diagnóstico da morte certa dada pelos médicos.
Seus pais tiveram que deixar Lorenzo a mercê das pesquisas e testes dos médicos, como uma cobaia. Também se envolveram numa ONG de pais com filhos portadores de ALD, em que se preocupavam mais em aceitar e lidar com a doença, do que procurar sua cura.
Lorenzo foi submetido a uma dieta em que eram cortadas todo tipo de gordura que levaria a formação de cadeias longas de ácido graxo, como C24 e C26. A dieta que os médicos receitaram só fez com que o menino piorasse, pois seus índices de ácidos graxos-só-aumentaram.
Resolveram então, procurar eles mesmos a cura, foram estudar a doença, arrecadaram fundos para organizar um simpósio com estudiosos do mundo.
Através dos estudos os pais descobriram o erro da dieta, através da teoria de que quando o organismo não recebe acido graxo do alimento, ele produz sozinho, por meio da biossíntese, então resolveram manipular um óleo, que misturava dois ácidos graxos insaturados, oléico e erúcico, não prejudicial ao ser humano, e que enganasse o organismo, para que este não mais produzisse esta substância. Começa então uma verdadeira guerra ao perceber que os médicos e pesquisadores não reconhecem os