Resenha do filme: o óleo de lorenzo
Neste drama, baseado em fatos reais, conhecemos a emocionante história de Lorenzo Odone, um menino normal que aos seis anos de idade começa apresentar comportamento preocupante para sua família. A priori seu temperamento mudava ficando muito agressivo – e sem motivos aparentes – constantemente. Após avaliação médica e acompanhamento dos sintomas em casa, descobriram que ele era portador de uma doença diagnosticada como ALD (Adrenoleucodistrofia). Esta é uma doença extremamente rara e que provoca incurável degeneração do cérebro, levando o paciente a morte em pouco tempo.
Segundo os médicos especialistas da época, a cura ainda era impossível devido aos baixos investimentos em pesquisa para esta doença – afinal, morriam mais pessoas engasgadas com batatas fritas do que de ALD. Os pais de Lorenzo, insatisfeitos com o diagnóstico dos médicos, desafiaram a ciência e entraram em uma busca incessante de informações acerca do assunto, dando entrada em uma batalha científica para melhor entender o inimigo invisível que ia destruindo o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e se comunicar.
Michaela e Augusto Odone, pais de Lorenzo, pesquisavam e estudavam sozinhos na esperança de descobrir algo que pudesse deter o avanço da doença. Tal dedicação rendeu bons resultados logo depois de descobrirem que a manipulação de um determinado óleo poderia ajudar Lorenzo a barrar os temidos sintomas e auxiliar no tratamento dos mesmos. E a