Pergunte
Um corpo contém uma determinada quantidade de calor, que pode existir de duas formas: Calor sensível
Quando o calor é adicionado ou extraído de uma substância sem que haja mudança de estado físico, a temperatura é aumentada ou diminuída.
O calor assim adicionado ou extraído é conhecido como calor sensível, uma vez que a transferência de calor pode ser sentida ou medida por um termômetro.
Exemplos deste fato são comuns na vida cotidiana. Se 1 kg de água a 60°C é aquecida até 90°C, a mudança de temperatura pode ser medida com um termômetro ou sentida pela mão. Neste exemplo 30 Kcal foram adicionadas e a diferença resultante em temperatura pode ser sentida.
Isso representa uma mudança no calor sensível.
Calor latente
Como vimos anteriormente, calor sensível é a adição ou extração de calor em uma determinada substância sem que haja mudança de estado, mas que pode ser medida. Quando adicionamos ou extraímos calor de uma substância onde ocorre mudança de estado, damos o nome de calor latente.
Algumas forma de calor latente: * calor latente de solidificação: e a quantidade de calor que e necessário retirar de um corpo para fazê-lo passar do estado liquido para o sólido, sem baixar a sua temperatura; * calor latente de fusão: e a quantidade de calor que e necessário ceder a um corpo, para fazê-lo passar do estado sólido para o liquido, sem elevar a sua temperatura; * calor latentde de vaporização: é o calor usado para transformar 1kg de água em vapor sem que haja mudança de temperatura.
Isto é o que acontece no condensador do refrigerador. O gás refrigerante cede o seu calor latente de vaporização ao meio ambiente.
O calor latente é a energia da disposição e separação das moléculas. Ele não pode ser medido com um termômetro.
O calor total de uma substância é igual a soma de seus calores latente e sensível. Tanto o calor sensível quanto o latente entram nos espaços e tornam-se uma