Trabalho de observação- Piaget
A criança escolhida para o teste foi Beatriz de 5 anos de idade, o local escolhido para a aplicação da prova foi na casa da criança, ao iniciar o teste os pais ficaram presente durante a aplicação, pois houve uma curiosidade da parte deles. A criança reagiu muito bem, pois antes de iniciar o teste conversamos bastante com a criança e houve algumas brincadeiras também.
PROVA DE CONSERVAÇÃO DA MASSA
As duas bolinhas são iguais? Elas tem a mesma quantidade ou o mesmo tanto de massa? Como você sabe disso? Se eu ficar com uma bolinha, e você com a outra, alguém fica com mais?
A criança responde que: As bolinhas são iguais, aponta para massinha verde dizendo que tem uma quantidade maior de massa, ao entregar a massinha verde para ela, ela me responde que ficaria com uma quantidade maior. Ao explicar para a criança que as duas têm a mesma quantidade de massa, ela se convence e damos continuidade ao teste.
Na frente da criança pegue uma das bolinhas e a transforme em uma "salsicha" e coloque-a ao lado da bolinha e pergunte: E agora elas têm o mesmo tanto (quantidade de massa)? Alguma tem mais massa? Por quê? Como você sabe disso?
A criança afirma que a salsicha tem uma quantidade maior de massa, porque é maior do que a bolinha, afirma isso várias vezes.
Transforme a "salsicha" em bolinha novamente e faça as mesmas perguntas. Tudo na frente da criança. Elas tem o mesmo tanto (quantidade de massa)? Alguma tem mais massa? Por quê? Como você sabe disso?
A criança afirma que a massinha verde tem uma quantidade maior, a que anteriormente era uma salsinha. Ao perguntar porque ela achava que aquela tinha uma quantidade maior, a criança responde apenas porque sim.
Repita os passos 2, agora transformando uma das bolas em forma de "bolacha” , achatando-a. e em seguida faça o questionamento.
Ao achatar uma das massinhas a criança afirma que a bolinha é maior, pois tem uma quantidade de massa maior.
Faça várias bolinas pequenas e de igual tamanho entre si.