Estudante
RESUMO:
Polêmica, violência e decepção marcaram a Copa do Mundo de 1966, disputada na Inglaterra. Os donos da casa ficaram com o título, o primeiro e único de sua história, numa final contestadíssima contra a Alemanha Ocidental.
No tempo normal a partida terminou empatada por 2 a 2. Na prorrogação, um gol ilegal do inglês Hurst - a bola não passou a linha -, foi determinante no resultado. Os ingleses ainda marcariam mais um gol antes do apito final.
Com uma equipe envelhecida, a Seleção Brasileira, atual bicampeã, acabou eliminada ainda na primeira fase, com derrotas para Hungria e Portugal, e uma única vitória, contra a Bulgária, por 2 a 0, gols de Pelé e Garrincha. Essa foi a última partida oficial em que os dois jogadores atuaram juntos.
Além dos brasileiros, a Itália também foi um vexame ao cair na primeira fase, após uma histórica derrota para a Coréia do Norte, por 1 a 0. Já o atacante português Eusébio, com nove gols, foi o artilheiro do torneio.
O destaque curioso da competição ficou por conta de um cachorro chamado Pickles. Às vésperas da Copa, a Taça Jules Rimet foi roubada e o cão a encontrou num matagal no subúrbio de Londres.
Além do artilheiro Eusébio, a Copa contou com o talento de outros grandes jogadores, como o alemão Beckenbauer e os ingleses Banks, Hurst e Bobby Charlton.
CURIOSIDADES:
A copa de 1966 foi uma das competições de alto nível mais vergonhosas da história do futebol. Não só pela escancarada armação para que a Inglaterra fosse campeã mas também pelo baixo nível técnico apresentado.
Aquele era o ano do centenário do futebol na Inglaterra. Já na primeira fase o Brasil foi eliminado. Tá certo que a seleção brasileira jogou muito pouco nessa copa, mas o principal jogador brasileiro, Pelé, foi caçado em campo em todos os jogos do Brasil na Copa, principalmente contra Portugal, quando saiu lesionado de campo. Todo o sofrimento de Pelé foi acompanhado de perto pelos árbitros que pouco fizeram para coibir a