Mata da Caboronga
A Mata da Caboronga tem aproximadamente cinturão verde de mais de 5 km de extensão que forma a reserva, uma verdadeira Mata Atlântica no meio da Caatinga, está localizada na região de Ipirá Estado da Bahia entre os rios Jacuípe e Paraguaçu, a Serra da Caboronga é uma reserva natural importante para o equilíbrio ecológico de Ipirá e sua qualidade paisagística.
Dentro dessa mata existiu uma nascente de água cristalina e natural, onde à população de Ipirá tinha como água mineral, pois, os nativos dessa reserva comercializavam a água, que brota(va) com facilidade em vários pontos da Caboranga durante o ano inteiro. Há mais ou menos 5 anos essa nascente secou devido ao grande desmatamento e a disputa pelo controle da Caboranga, o interesse em se apropriar das ricas terras da reserva é real começaram a modificar o ecossistema, alterando-a e assim, desequilibrando a natureza, a Serra da Caboronga vem sendo desmatada e sofrendo queimadas, o que vem diminuindo a mata, contribuindo para reduzir a sua biodiversidade e empobrecimento do solo. Muitos desses “exploradores” fazem queimadas o que, provavelmente, causou o desmatamento e a degradação da caatinga, foi à substituição das espécies vegetais nativas, em grande parte, por pastagens, e, em menor proporção, por cultivos. As queimadas ainda constituem uma prática frequente no município, reforçando as atividades de formação de pastagens, requeridas para a expansão da pecuária no município. E, com isso, a reserva rica onde de tudo que plantava dava, e, que muitas famílias vivam com plantações de diversos tipos de frutas (agricultura familiar), deixa aos poucos de existir.
Segundo o escritor Ipiraense Dilemar Costa Santos, em seu livro “A saga do camissã”. IPIRÁ tem o nome de origem indígena