Responsabilidade social
A responsabilidade social nas organizações vem sendo um tema de constantes debates nos últimos anos. Para esse tema agregam-se diversos conceitos, mas nenhum especificamente aceito e concreto, porém sempre com o mesmo intuito de destacar como as empresas estão agindo e quais são seus papéis a favor das causas sociais.
As empresas estão percebendo que agir com responsabilidade social pode trazer resultados vantajosos em um mundo competitivo. Os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos em relação às organizações que investem em causas sociais, visando sempre oferecer melhores condições de vida para a sociedade em si.
A implantação da responsabilidade social dentro da empresa fez com que a mesma fosse além dos seus objetivos de gerar lucros, para se tornar uma organização socialmente focada em atender as necessidades da sociedade, tais como criação de emprego, preservação do meio ambiente, contribuição para formação de profissionais capacitados, qualidade em seus serviços dentre outros.
Empresas que se comprometem socialmente e são responsáveis interagem melhor com o meio em que estão inseridas e por isto, conhecem melhor os mercados e suas variações, absorvem com maior eficiência e rapidez as diferentes tendências que afetam o mundo empresarial neste contexto de globalização.
Investir em programas sociais, além de melhorar as condições de vida da comunidade faz com que os consumidores e clientes sejam mais fieis à empresa e com isto cria-se uma importante vantagem competitiva. Ter seus produtos associados a uma imagem de ética e cidadania, perante a sociedade, clientes e consumidores certamente será o seu maior marketing empresarial.
Muitos aplicam responsabilidade social como obrigação social da empresa, porém obrigação social corresponde aquilo que a empresa faz pelo social que está previsto em lei, como o pagamento de impostos e outros. Responsabilidade social pressupõe que a empresa