Leitura e produção de texto
Atualmente notamos que por motivo das várias inovações tecnológicas, as pessoas acabam não tendo muito tempo para leitura, dizendo ser uma ocupação muito chata e que não agrega nada de bom, os professores buscam alternativas para conseguirem implantar o hábito da leitura em seus alunos, tentando de várias maneiras diferentes envolve-los com diversos títulos e assuntos diferentes.
Agora pensemos juntos; como desenvolveremos as habilidades do nosso cérebro sem exercitá-lo? Como aprenderemos coisas novas, quando não estivermos nas escolas, sem a leitura? Como compreenderemos melhor as coisas, sem pesquisarmos nos livros?
A pessoa que se priva da leitura, se priva de viver, joga a culpa na vida por todas as suas dificuldades, não percebendo que ela mesma cria tudo isso.
A leitura deve se tornar um hábito das pessoas, principalmente daquelas que querem ensinar as outras, o livro não se impõe a ninguém, simplesmente ele fica ali fechado, esperando que alguém os abra. O que seria da humanidade sem os livros e sem pessoas que estivessem à disposição de abri-los e lê-los.
A leitura nos envolve de uma maneira muito intensa, quando nos entregamos a ela, nos mostra novos horizontes; leva a nossa a mente a lugares que jamais imaginamos, nos faz enxergar as coisas de maneira muito diferente, quebrando vários tabus existentes em nós mesmos. Entender isso parece complicado para muitas pessoas, que dizem até mesmo odiar esse tipo de ocupação, dizendo que cada um tem um gosto diferente, e que ela não nasceu para a leitura. Seria a mesma coisa, se ela dissesse que não tem gosto para pensar, isso para um ser humano, é absurdo e sem lógica.
Com certeza a pessoa que se propõe a ler, terá muitas dificuldades de compreensão no inicio das leituras,