Resenha do filme o triunfo
O filme “O triunfo” trata-se de uma história baseada em fatos reais é um dos diversos motivos que o tornam estimulante, reflexivo e motivador para a prática daqueles que são ou pretendem ser profissionais da educação.
O personagem central da historia, sai da sua cidade em busca de novos desafios para sua carreira, visto que ele é um especialista em elevar as médias de muitas turmas que leciona. A procura de novas perspectivas o professor é aceito em uma escola que reflete bem os conflitos das comunidades adjacentes, e estes fatos instigam ainda mais sua ânsia em ser e fazer o diferencial na vida destes jovens.
A primeira atitude do professor, diante de uma realidade até então desconhecida, mas que, porém reflete a marginalização e a pobreza, é buscar através da pesquisa, um melhor entendimento da realidade que seus alunos vivenciam.
Esta é uma característica notoriamente louvável, visto que a atitude do professor em conhecer de perto a vivencia de seus alunos mostra que o contexto social interfere sim, diretamente, no cotidiano escolar, e conhecer e acima de tudo reconhecer este fato, o possibilita a formular idéias e estratégias educativas para sua prática.
Sua primeira iniciativa é instaurar regras de convivência, trazendo a idéia de que todos que compõem a sala são uma única família. Tentativa esta que logicamente a principio se torna inviável, pois a concepção que estes alunos têm de família são totalmente dissociadas da idéia que o professor apresenta e os pais destes alunos não estimulam e são ausentes da sua educação.
As sucessivas falhas em suas tentativas, o ambiente de “missão impossível”, a principio o deixa preocupado, mas logo esta preocupação é revertida em estímulos positivos, e isto o permite seguir reformulando, reconstruindo e modificando sua prática através de novas metodologias, buscando um meio de intervenção correta, atingindo e despertando o interesse em seus alunos. Estas características que a muito