Resenha do Filme O Triunfo
O filme O Triunfo é baseado na história real de um talentoso professor, chamado Ron Clark. Ele inicia sua carreira em uma escola no interior dos Estados Unidos e, após quatro anos lecionando nesta escola, recebe uma homenagem pelo precioso trabalho realizado.
O filme ressalta a importância da interação professor-aluno como facilitadora do processo ensino-aprendizagem e como geradora de mudança de valores a partir dos resultados obtidos. Enfatiza também outras questões, como a valorização da autoridade do professor em sala de aula, não no sentido de ditar ordens, mas sim como delimitador do papel do professor e do papel do aluno.
Na primeira cena do filme, o professor Clark se depara com um menino dentro de uma lixeira fora da sala de aula. Ele se aproxima da criança e, ao invés de perguntar-lhe o motivo de estar ali, tão somente pergunta-lhe o nome e informa-lhe o seu. A sua atitude, totalmente contrária à da professora que colocou o aluno na lata de lixo, demonstra uma preocupação especial com aluno, a fim de não permitir que essa situação o levasse a se sentir como alguém desprezível, sem valor, quando se lembrasse da imagem de estar dentro de uma lata de lixo.
Tendo consciência de sua capacidade de lecionar e impulsionado a enfrentar maiores desafios, sai de sua “zona de conforto” e parte para a agitada cidade de Harlem, em Nova York, com o objetivo de poder ajudar a outras crianças mais necessitadas.
Após vencer alguns obstáculos, consegue uma vaga em uma escola onde a maior parte dos alunos têm problemas de comportamento e dificuldade de aprendizagem, detentores, por conseguinte, dos piores desempenhos escolares.
Antes de iniciar seu trabalho em sala de aula, vai conhecer o contexto social em que vivem os seus alunos, visitando a família de cada um deles, onde identifica um cenário de lares desestruturados e de crianças com baixa auto-estima etc.
Diante disso, adota uma metodologia em sala de aula com afixação de