resenha filme o triunfo
Resenha1
Por
Ângela Maria de Jesus carneiro2
Maria Valdelice da Silva
O filme proposto apresenta a história verídica de Ron Clarck, um professor especialista em elevar a média dos seus alunos, que abandona sua cidade e seu trabalho no interior dos Estados Unidos para ir morar bem no centro de Nova York.
Depois de procurar trabalho em várias escolas, começou a trabalhar em um bar onde todos se vestiam de fantasias, até que um dia conseguiu convencer o diretor de uma escola na zona mais pobre da cidade a ser o professor de uma turma a qual ninguém queria trabalhar. Era uma situação muito desafiadora, novato na cidade e com sua nova turma de alunos difíceis e problemáticos, com comportamentos nada convencionais. Diante dessa realidade, ele tenta de várias formas atrair a atenção de seus alunos, para que comecem dessa forma se interessar pelos estudos. Decidiu visitar a família de cada um, para conhecer suas realidades de perto e tentar entender de que forma poderia mudar a forma deles se relacionarem.
No entanto, suas primeiras tentativas foram todas frustradas, ninguém dava a menor atenção ao que ele falava, não o respeitavam e ainda faziam de tudo pra que ele fosse embora da escola, fazendo com que ele até pensasse em desistir. Clarck decidiu implantar um novo lema na sala de aula: “somos uma família”, a partir do qual, os alunos teriam que mudar suas atitudes dentro e fora da escola, deveriam ter respeito uns com os outros, e obedecer todas as regras que seriam impostas.
A intenção de Clarck era que os seus alunos conhecessem o real significado da palavra família, já que muitos deles não tinham noções nenhuma de afetividade, de carinho, e de cuidado. Ao perceber o drama que cada um vivia, Clark se dedicou inteiramente a ajuda- lós a superar seus medos e suas limitações.