Resenha do filme " O Show de Truman"
Pode-se identificar na narrativa um claro paralelo com o mito das cavernas, de Platão. No filme, o protagonista ( Truman ) vive toda sua vida em uma bolha, a pequena cidade cenográfica de Seahaven. Todos ao seu redor são atores e desde que ele nasceu foi adotado por um estúdio de cinema, teve sua vida filmada e transmitida para o mundo externo como um programa de televisão . Toda a sua vida , tudo o que sabe , todas as suas experiências acontecem em sua própria realidade forjada.
Todo o engodo que permeia a vida do protagonista foi concebido por Christof, produtor do Reality Show, que pode ser visto como o “Deus” do programa televisivo e consequentemente da vida de Truman, pois delineou todas as falsas tramas vivenciadas por ele desde seu nascimento.
Durante o filme, há um deslocamento de perspectiva e Christof aparece sendo entrevistado e diz: "Nós aceitamos a realidade do mundo tal qual ela nos é apresentada”. Essa deixa interliga o filme e o mito. No Mito da Caverna, os homens vivem acorrentados a uma parede e aceitam as sombras que veem na parede da caverna como realidade, enquanto Truman vê sua cidade como realidade. Tudo o que ele já conheceu ocorre na "realidade" construída e, portanto, ele não tem escolha a não ser aceitá-la. É tão subconsciente que ele nem sequer percebe.
No entanto, um fato inesperado acaba por interferir