RESENHA DO FILME - O PIANISTA
O pianista é um filme do ano de 2002, dirigido Roman Polanski, um diretor polonês de muito respeito, produtor de obras muito prestigiadas, como O pianista, que pode ser considerada sua maior obra, pois lhe gerou grandes prêmios como Palma de Ouro do Festival de Cannes e um Oscar de melhor diretor. Foi uma obra baseada em uma história real, feita a partir da autobiografia do polonês Wladyslaw Szpilman, obra que teve uma grande repercussão e foi indicada a 7 Oscars, cujo ganhou nas categorias de melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro adaptado e também ganhou prêmios como 2 BAFTAs e 6 Césars.
O filme retrata o drama vivido pelo músico, polonês e judeu Wladyslaw Szpilman, o filme se passa em Varsóvia na Polônia onde Szpilman mora com sua família. Logo no começo do filme mostra os rumores da suposta invasão alemã na Polônia e também o preconceito com os judeus.No decorrer do filme Szpilman e sua família são obrigados a sair de seu bairro e morar em um bairro apenas para judeus. Neste bairro Szpilman e sua família presenciavam cenas de horror e viviam em péssimas condições, após alguns anos, Szpilman junto de sua família foram conduzidos à um campo de concentração, Szpilman foi resgatado, porém sua família foi sentenciada a morte.
Com isso Szpilman foi direcionado a trabalhar em construção, porém se via inconformado em viver naquele lugar, durante um dia de trabalho viu uma antiga conhecida e através de um amigo conseguiu pedir ajuda e fugir daquele lugar. Entretanto o drama de Szpilman não chegou ao fim, durante toda a guerra vivia em diversos lugares diferentes e passando necessidades. Neste período judeus tentaram lutar contra os nazistas mas era em vão, em uma das tentativas atacaram um hospital nazista e com isso alemães destruíram Varsóvia e dizimaram sua população. Em um dos seus esconderijos Szpilman foi encontrado por um comandante nazista e se viu diante da morte, porém foi surpreendido quando este comandante se