resenha sobre a historia concisa da linguitica
WEEDWOOD, B. História Concisa da Lingüística.
Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2002.
Ronaldo de Oliveira BATISTA
Centro Universitário Nove de Julho
Um número crescente de livros a respeito da história dos estudos sobre línguas e linguagem vem sendo publicado no Brasil, caracterizando um momento de maior interesse sobre o passado, o desenvolvimento e os estágios atuais da lingüística. Tal fato aparece em boa hora, uma vez que é necessário, sempre, recolocar a importância, para o lingüista, do conhecimento dos períodos iniciais e do desenvolvimento, ao longo do tempo, de seu campo de estudos.
A publicação da cuidadosa tradução do livro de Barbara
Weedwood, professora e pesquisadora neozelandesa nas áreas da história da lingüística e da lingüística antropológica, inserese nessa corrente de publicações.
História Concisa da Lingüística é um manual de introdução à história da lingüística, como o próprio título evidencia. No entanto, não se deve pensar de antemão que a história proposta é realizada longe de pesquisas e acuradas observações, as quais acabam por revelar o amplo trabalho e a experiência da pesquisadora na área. Mesmo seguindo o objetivo da concisão, o livro de Barbara Weedwood consegue transmitir não só a segurança das afirmações precisas a respeito de momentos-chave nos estudos sobre línguas e linguagem, como também consegue incitar nossa curiosidade, abrindo um canal para que o leitor passe a se interessar mais pela história da lingüística, cumprindo, dessa maneira, o que deve ser o papel dos manuais introdu Revista da ABRALIN, vol. 1, no 1, p. 253-257, julho 2002.
RESENHA
tórios: incentivar pesquisas e leituras posteriores.
Num estilo claro e preciso, conservado pela tradução (que teve o cuidado de adaptar exemplos para melhor compreensão do leitor brasileiro), a autora nos leva a reflexões sobre os períodos conhecidos como fundamentais no desenvolvimento de teorias lingüísticas.
Mas,