Resenha do filme a dieta do palhaço
Direção: Morgan Spulock
Ano:2004
Duração: 100 minutos
Estúdio: Fortissimo Filmes
O cineasta independente Morgan Spurlock indignado com o fato dos Estados Unidos ser um país de obesos. Principalmente por seu estado, a Virgínia Ocidental, ser o terceiro com maior número de obesos da nação. Decide fazer uma experiência, em que se sujeita a ficar trinta dias alimentando-se apenas de produtos com a marca McDonald's. O McDonald's fora escolhido devido a acusações de duas jovens que entraram na justiça denunciando a franquia como causadores de seu aumento de peso e também pelo aumento do tamanho de seus produtos, sendo que, o que antes era grande hoje é o simples pequeno.
Spurlock reside em Nova Iorque, onde encontram-se cerca de 83 estabelecimentos da franquia McDonald's. Foram consultados um cardiologista, um clinico geral, uma gastroenterologista, uma nutricionista e um preparador físico para avaliar a saúde dele.
Pesando 84 kg e com sua saúde em dia, da-se início a nova dieta. Já no segundo dia, ele experimenta o maior hamburguer (por regra estipulada, quando oferecido o maior, ele deve aceitar) e depois de uma hora para digeri-lo, acabara por vomita-lo por completo. Mudança de humor, muita dor de cabeça, disfunção erétil, apinéia, início de depressão foram alguns sintomas apresentados aos 21 dias de experimento. Aconselhado a parar pelos especialistas que o acompanhavam, já que seu fígado estava muito elevado, quase destruído. Ele prosseguiu aos dias restantes. Ele fora a Los Angeles, Washington DC e Houston, e comprovou que os meios de comunicação eram muito fortes para estas indústrias e que seu principal alvo era as crianças.
Ao fim dos trintas dias, Spurlock pesava 95 kg, o fígado havia virado gordura. Ele ingeriou 13 kg de açúcar e 5 kg de gordura durante a dieta. Sua esposa preparou uma dieta desintoxicante e após quatorze meses voltou ao seu peso normal. Logo após a divulgação do documentário,