resenha crítica
CURSO
NOME DO PROFESSOR
MODELO PARA ORIENTAÇÃO
RESENHA CRÍTICA DO FILME A DIETA DO PALHAÇO
NOME DO ALUNO
RECIFE – PE
MARÇO DE 2011
OBRA – REFERENCIA
SPURLOCK , Morgan. Dieta do Palhaço. [vídeo-documentário]. Produção e direção Morgan Spurlock. Estudio The Com, EUA, 2004. 1 DVD, 96 min. Color. Son.
BIOGRAFIA DO AUTOR
O autor, produtor e diretor do documentário Super Size Me - 30 days of fast food (Dieta do Palhaço) Morgan Spurlock é produtor de documentários independentes e humorista, sendo uma figura muito conhecida na televisão americana. Foi agraciado com vários prêmios pelos trabalhos que produziu, tanto para o cinema como para televisão. É também considerado um ativista político, de reconhecimento internacional, principalmente pelo documentário intitulado, Dieta do Palhaço.
CONSTATAÇÕES DO RESENHISTA
O documentário se propõem a uma crítica contundente ao que se denomina sociedade do consumo, estilo de vida criado nos Estados Unidos da América em que o sujeito consumidor, se torna alienado pela lógica contraditória das relações de consumo. Nesse sentido pode-se dizer que o homem se transforma em objeto e objeto se torna o próprio homem. Isso acontece porque, estimulado pela mídia, o consumo se torna objeto de desejo de todos, configurando-se como um estilo de vida adotado de maneira generalizada no mundo inteiro.
Este fenômeno é muito bem exemplificado no documentário, intitulado a Dieta do Palhaço de Morgan Spurlock, principalmente porque atinge diretamente a saude humana, pelo comsumo exagerado de alimentos altamente caloricos e que em muito comprometem o funcionamento do organismo humano. No filme o autor se submete, em príncipio, a exames clinicos para atestar o seu estado de saúde física e em seguida se submete a uma dieta de 30 dias com os alimentos produzidos pelo rede mundial de lanchonetes Macdonald, uma espécie de fast-food ao cabo do qual fez novos exames para observar o que