A dieta do palhaço
Disciplina: Nutrição Humana
RESENHA CRÍTICA DO FILME A DIETA DO PALHAÇO
O documentário aborda a questão da obesidade crescente nos Estados Unidos, a taxa de obesidade é 37% das crianças americanas serem obesas e dois em cada três adultos estarem acima do peso, decorrente, dentre outros fatores, da influência publicitária na comercialização de alimentos denominados fast food refeições rápidas.
Morgan Spurlock, um cineasta, autor do filme Super Size Me, aqui no Brasil conhecido como A Dieta do Palhaço depois de assistir um programa de televisão, ele ficou sabendo sobre dois adolescentes americanos que estavam processando o McDonald’s, alegando que o motivo por sua obesidade se devia ao fato de comerem repetidamente na rede Mcdonalds de alimentos. Morgan procurou alguns médicos que pudesse atestar sua saúde e o acompanhar na experiência que o fez com que passasse a fazer suas refeições apenas na rede McDonald’s. Ele resolveu comer durante trinta dias três refeições diárias só com alimentos provenientes do McDonald’s. Antes da experiência, era um homem muito saudável, comia uma dieta variada. Era vegetariano mas resolveu sacrificar a si mesmo pela iniciativa de salvar as pessoas. Próximo do vigésimo dia, Spurlock havia sentido estranhas palpitações no coração, fez uma consulta com seu médico Dr. Daryl Isaacs lhe aconselha parar o que estava fazendo de imediato para evitar qualquer tipo de graves problemas de saúde. Apesar desta advertência, Spurlock decide continuar com o teste. Ao final do prazo é impressionante as consequências que os alimentos da dieta do palhaço trazem para ele, como aumento do colesterol, sintomas de depressão, problemas no fígado, diminuição do apetite sexual e quase 11 kg a mais.
Spurlock mostrou por meio do exagero, o que mais parece ser uma tendência mundial. Além de mostrar em um menor período de tempo o que normalmente acontece, com esse tipo de cardápio