Resenha do filme - tempos modernos
CHAPLIN, Charles.(Diretor) (1936) Tempos Modernos[Filme] E.U.A: Charles Chaplin Productions / United Artists.
O filme estrelado por Charles Chaplin retrata o período de pós-revolução industrial. Demonstra de forma satirizada as consequências que sofria a sociedade diante do novo modelo social imposto pelo capitalismo. O filme era mudo, somente com o ruído das maquinas e com as falas dos personagens sendo demonstrados por passagens escritas em meio ao filme.
Charles usando de seu personagem mais famoso chamado “O Vagabundo” (The Tramp), interpretou um operário de uma grande fábrica que foi levado ao hospício por ficar louco devido ao excesso de trabalho. Existe também uma personagem que representa a classe dos desempregados que, por ser órfã de mãe e filha de pai desempregado, precisa usar da criminalidade para alimentar a si própria e sua família. O personagem passa por diversas situações que acontecia na sociedade daquela época, como revoluções, prisões, excesso de trabalho, trabalhador alienado, fome e outras coisas. O caminho dos personagens se cruzam e mesmo com tamanhas dificuldades existentes, encantam-se um pelo outro e buscam a felicidade.
A crítica muito bem desenvolvida pelo autor para aquela sociedade, consegue evidenciar mesmo que subjetivamente os problemas que todos enfrentaram. Faz uma denúncia ao modelo de produção, que fazia do proletário uma classe quase escrava e também ao capitalismo, onde a individualidade de uma pessoa para o qual consiga o crescimento econômico, necessite abusar de outras pessoas e esqueça dos limites humanos. Demonstra com clareza o trabalhador alienado, que vive somente para o seu trabalho e as consequências de tal situação. Passa-se a entender que Charles era veementemente contra tais mudanças que ocorreram na sociedade.
Mesmo tratando-se de um filme de gênero comédia, a inteligência com que foi produzido ao demonstrar a desigualdade e o caos vivido pela sociedade do período