resenha do filme tempo de despertar
Saúde, Drogas e Ficção
Prof: Eudes da Silva Velozo
Resenha sobre o filme "Tempo de Despertar"
No filme “Tempo de Despertar”,mostra quinze pacientes de um hospital, submetidos a viverem vegetando, devido a uma rara doença, com algumas caracteristicas semelhantes a doença de Parkinson, os doentes apois passarem varios anos de sua vida nesse estagio adormecido, já eram desacreditados pelos medicos e pelos outros proficionais de saude, sendo privados de um contanto social, alguns não tendo nem a presença de seus familiares,tornando assim uma vida sem interação social. O hospital passou a admitir medicos paa o seu quadro de fucionarios,e foi que se apresentou o Dr. Sayer, que embora tivesse sua prática voltada para pequisas, aceitou o desafio de trabalhar com pessoas.Ele passou a observar o dia dia de seus pacientes,trazendo consigo uma maneira difernte de se trabalhar mais humana e auto de data, baseada na observação e convivencia do dia dia de cada paciente.
Depois de várias observações, chegou a conclusão que o tratamento com medicamentos terapeuticos poderia ajudar na recuperação dos sentidos dos seus pcientes.Mas encontrar a dose certa não seria facil, então ele começou a submeter os pacinetes a doces baixas de L-Dopa, não surtindo nem um efeito.Porque essa L-Dopa é trasnformada em dopamina pela ensima dopadescarboxilase, que existe perifericamente e centralmente. A L-Dopa é combinada com um inibidor da dopadescrboxilase para evitar os efeitos perifericos.A dopamina não passa a barreira hemato-encefalica,portanto não pode ser administrada.A L-Dopa utrapassa essa barreira e é rapidamente descarboxilada por enzimas em dopamina, assim o deficit de dopamina que caracteriza a doença de Parkison é corrigida, mas de forma ineficacia, poque a dosagem melhora o quadro clinico e não a doença.
Depois de aumentar muito a dose, os pacientes começaram apresentar uma evolução no quadro clinico, passaram a “viver” novamente,