Bioetica
Desde a antiguidade as pessoas se relacionam, se organizam, convivem em grupos, nas tribos, por exemplo, existiam regras que deviam ser seguidas para que um pudesse respeitar o outro. Talvez àquela época não sabiam, mas já estavam praticando a ética.
Na área da saúde criou-se a bioética com o objetivo de assegurar que a ética fosse praticada para segurança dos pacientes.
A estética está intimamente ligada com algo que é belo. Desde antigamente quando ainda não se conhecia maquiagem a Cleópatra já usava khol, uma mistura de ingredientes usado como tinta preta, para embelezar os olhos.
Hoje em dia cada vez mais as pessoas estão preocupadas em seguir modelos de beleza e acabam fazendo loucuras para se satisfazerem.
2.0 Ética
Ética é uma palavra de origem grega derivada de ethos, que diz respeito aos hábitos, costumes, modo de ser dos homens.
"Ética: ciência que estuda os juízos morais referentes à conduta humana. Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais."
A ética é vista como uma facilitadora de relacionamento em grupos, onde cada um deve seguir as normas éticas já estabelecidas. A exemplo, temos a ética em vários campos de atuação, contabilidade, medicina, administração, direito, saúde. A ética possibilita aos profissionais atingirem os objetivos aos quais se propõem sem desobedecer às normas.
3.0 Bioética
Bioética nada mais é do que a ética na área da saúde ou o conhecimento biológico associado aos valores humanos.
No decorrer da vida profissional pode surgir vários conflitos, e a bioética tem o objetivo de facilitar esse momento.
3.1 Início da Bioética
O início da bioética se deu no começo da década de 1970 com o professor e pesquisador Van Potter com a publicação de duas obras muito importantes.
Preocupado com o avanço da ciência, principalmente âmbito da biotecnologia, ele propôs um novo ramo de conhecimento que ajudaria as pessoas a pensar nas possíveis variáveis, que podiam ser positivas ou negativas. Sugeriu então