Resenha do filme sonhos tropicais
Nesse período o médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz retorna ao país, após longos anos de estudos na Europa, trazendo conhecimentos novos e experiências amplamente difundidas no continente europeu, além do anseio em colocar em prática no Brasil, tais conhecimentos e tecnologias. De início, ele se depara com uma realidade totalmente oposta àquela vivenciada na Europa. A falta de conhecimento da população aliada ao baixo desenvolvimento científico no país, em especial, na área medicinal, contribuía para a proliferação de diversas doenças como varíola, febre amarela, peste e, consequentemente, no aumento desordenado da mortalidade.
Diante de um quadro tão alastrante, o sanitarista organizou o combate à epidemia da peste bubônica. Segundo Oswaldo, era necessária a criação de uma vacina adequada de combate à essa epidemia. No entanto, devido às dificuldades de importação do soro adequado, ele propôs ao governo brasileiro a instalação de um laboratório nacional para fabricação desse soro.
No ano de 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado pelo então Presidente Rodrigues Alves, Diretor Geral da Saúde Pública, recebendo assim total liberdade para executar seu plano de ação de combate às enfermidades mencionadas anteriormente. Então, organizou batalhões de “mata-mosquitos”, encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores da peste. Essa estratégia era baseada no modelo de