Resenha Critica Do Filme Sonhos Tropicais
Curso: Nutrição Turma: 22
Turno: Manhã
Disciplina: Políticas de Saúde
Professor: Amilton
Aluna: Beatriz Albuquerque Theodoro
Resumo do Filme: Sonhos Tropicais
13 de Maio de 2015, Sobral-ce O filme brasileiro retrata sobre as poucas possibilidades sempre perdidas no Brasil, a polêmica trajetória da história da ciência, da saúde e do próprio Oswaldo Cruzo, o homem cujo os métodos inovadores que levaram a eclosão da Revolta da vacina e do modo que sua história cruza com a vida de Esther, uma prostituta judia. Oswaldo Cruz desembarcou no Rio de Janeiro em 1899, na mesma embarcação que Esther. Ele chegou preocupado com a situação da saúde das pessoas que ali viviam.
Um médico ou se quer a higiene sanitária era muito precária e as pessoas adoeciam de cólera, sarampo, leptospirose. Entre essas doenças havia as transmissórias, no caso as DLT’s que eram passadas pelas prostitutas nas relações pelo fato de não existir prevenção. Na mesma época Oswaldo Cruz foi convidado para trabalhar em São Paulo e forma uma equipe para pesquisas sobre uma vacina que combatesse a febre amarela e varíola, e também realizar ações preventivas como as brigadas mata mosquito, em parceria com a vigilância sanitária. A maioria da população ainda desconhecia e temia os efeitos que a injeção poderia causar no corpo das pessoas. Setores de oposição ao governo gritaram contra as medidas autoritárias. Quase toda a imprensa ficou contra Oswaldo Cruz, ridicularizando seus atos com charges e artigos.
Para evitar que as pessoas fossem contaminadas, os governantes, junto com Oswaldo Cruz Diretor Geral da Saúde Pública determinaram que a vacina contra a varíola fosse obrigatória, com isso houve uma rejeição popular à vacina que ficou conhecida como a revolta da vacina. A lei da vacina obrigatória (31 outubro de 1904) permitia que as brigadas sanitárias acompanhadas por policiais, entrassem nas