Confucionismo
Introdução
Introdução
Doutrina x Religião.
Fundador: Confúcio (Kung-Fu-Tzu).
Século VI a.C.
Introdução
Principal objetivo: busca por Tao (caminho superior). Por meio desse caminho é possível viver mantendo o equilíbrio entre os desejos materiais e os do céu.
Valores: disciplina, estudo, consciência política, trabalho e respeito aos valores morais.
Introdução
Entre os séculos II e o começo do século XX, o confucionismo foi a doutrina oficial na china.
Esta doutrina ainda é muito praticada em diversos países do mundo, principalmente orientais, com muitos adeptos ao sistema criado por Confúcio.
Origem
Origem
Nascido na china, Confúcio viveu entre a.C. 551 à 479 a.C, no antigo principado de Lu, na moderna Xantum, descendente do clã dos Kong.
Sabe-se que a família era de origem nobre, mas por circunstâncias desconhecidas a sua família era bastante humilde. Nessa época o regime imperial entrava em decadência.
Origem
Confúcio começou a divulgar seus ensinamentos com aos 50 anos de idade. Empreendeu longas viagens. Viajando e conversando, atraiu muitos discípulos, impressionados com sua sabedoria e a elevação de seu caráter. Suas ideias expandiram-se pelo país e logo por toda a China.
Origem
Durante as suas viagens é preso e vê-se envolvido em lutas de senhores da guerra rivais.
Viajou mais de dez anos por vários estados da
China Imperial, servindo como conselheiro político. Após longa peregrinação, aos 69 anos,
Confúcio retornou a sua terra natal, Lu, passando o resto dos seus dias a ensinar e a escrever. Origem
A partir da dinastia Han (220 a.C. - 206 d.C.), diversos governantes passaram a se inspirar nas ideias de Confúcio, para a organização da sociedade. O filósofo, porém, não deixou nenhuma obra escrita, através de seus discípulos suas meditações foram recolhidas.
Origem
O Templo de Confúcio, na cidade de Qufu, atual província de Xantung, tornou-se, através dos séculos, local de veneração. Sua filosofia ainda exerce imensa influência