Confucionismo
Confúcio nasceu na china, viveu entre 552 a 479 a.C, era conhecido como mestre Kung, e com a ida dos missionários jesuítas para a China no sec. XVI latinizaram seu nome para Confúcio. Antes de ser um fundador de religião, Confúcio foi um filosofo pedagogo e político, mesmo assim ele teve preocupação com o culto ao soberano e também aos antepassados e deuses. Alem de filosofo Confúcio foi um mantra para o seu povo, nele as pessoas buscavam um modelo de comportamento e respostas. Sua doutrina acabou virando religião, mas tarde nas mãos de seus discípulos.
Mêncio e Xun Zi, esses dois autores buscaram compreender o confucionismo dentro de um pensamento natural recorrente as forças que atuavam na sociedade em seus períodos de vida.
Mêncio: 372 a.C – 289 a.C foi um filosofo chinês o mais eminente seguidor do confucionismo e verdadeiro sábio.
Ele defende que o homem é bom por natureza e deve poder desenvolver uma conduta razoável e reta. Para ele o “homem” deve fazer coisas boas sem pensar se traria recompensas ou se seria admirado pelo o que havia feito – isso seria feito por causa de sua natureza boa.
Segundo este pensador, no coração de todo ser humano há quatro sentimentos naturais ou tendências que lhe