Carteis no Brasil
Módulo: 2 – Organização de Merc.
Atividade: 10.2
Título: Carteis no Brasil
Disciplina: Economia On line
Turma:
Introdução
Segundo Sandroni (1994), “cartel”, é a formação de uma “união”, contando, até mesmo com a possibilidade de ser firmado um acordo (ilegal) entre empresas distintas que apresentam interesses comuns.
Assim, esta união de interesses próprios contra os consumidores, são formadas por diferentes sujeitos que objetivam atuar (ou atuam) na mesma área de mercado; unindo forças, estabelecendo previamente política de preços, critérios para atuação em diversas formas que passa pela produção, divisão de mercado, e até pela qualidade do produto/serviço. Com isto, quando a organização se consolida, e percebe-se que o mercado já foi “fechado”, estes se orientam para maximizar o lucro paulatinamente.
Ademais, estas empresas independentes que produzem o mesmo tipo de bem/serviço, e ao se “associarem”, criam uma situação parecida com o monopólio, que é o Cartel, configurando uma real injustiça não só com os consumidores, mas com os novos entrantes, concorrente menores; o mercado de uma forma geral sai arranhado quando este tipo de pratica acontece.
Setores com maior incidência de cartéis
Infelizmente no Brasil, a prática do cartel, tem sido recorrente entre empresários dos mais diversos setores, ainda assim, o setor dos combustíveis é o campeão absoluto de incidência e reclamação.
(Oliveira, 2005) sita detalhadamente casos de Cartel:
• Em novembro de 1999: setor siderúrgico
• Em 1999: cartéis de linhas aéreas Rio- São Paulo
• Em junho de 2001: detectou-se cartel nas empresas que participavam da licitação para a reforma na plataforma da Petrobrás.
• Em abril de 2002: postos de gasolina em Florianópolis – SC
• Em julho de 2002: postos de gasolina em Goiânia – GO
• Em setembro de 2003: postos de gasolina em Belo Horizonte – MG
• Em setembro de 2004: empresas aéreas.
• Em 2007: postos de