Grafos
Introdução
A teoria de grafos, área recente da matemática é utilizada para formulações de modelos em problemas de áreas como ciências sociais, negócios, ciências físicas entre outras e tem aplicações como comunicação, estudo de estruturas organizacionais e sociais. Uma maneira de traduzir os grafos é utilizando matrizes e suas propriedades para obter resultados úteis na resolução e análise de problemas nas áreas citadas. O primeiro problema envolvendo grafos foi “As pontes de Königsberg”, que foi resolvido por Leonhard Euler em 1735. O problema envolvia o rio Pregelarme que cortava Königsberg que ficava na Prússia e dividia a região em quatro “ilhas” e existiam 7 pontes.O problema era saber se existia uma forma de passar por todas as pontes atravessando-as apenas uma vez.
Euler simplificou o problema em um simples conjunto de quatro pontos (vértices) e sete caminhos (arestas).
Outras utilizações
1852 - “O Problema das 4-Cores” (Francis Guthris / De Morgan) O teorema das quatro cores pode ser resolvido graças a implementação computacional de grafos.
1856 -“O Problema dos Ciclo Hamiltoniano” (William R. Hamilton)
É possível um cavalo fazer uma rota pelo tabuleiro de xadrez, isto é, visitar cada quadrado exatamente uma vez e retornar para o seu quadrado inicial?
Século XX - Grande interesse pela Teoria dos Grafos
1930 - Resultados teóricos fundamentais (Kuratiwski, König, Minger)
1971 - PROBLEMA DE STEINER EM GRAFOS (Hakimi et. al.) Daí por diante utilizamos grafos para reolusão de uma infinidade de problemas matemáticos,