resenha do filme besouro
ARIADILER SILVA DOS SANTOS E CAROLINA SILVA SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO FILME: BESOURO
POJUCA-BA, 2014
ARIADILER SILVA DOS SANTOS E CAROLINA SILVA SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO FILME: BESOURO
Trabalho proposto pelo professor Ernani Jacarandá, atuante na disciplina de Educação Fisíca com intuito de reflexão e entendimento do filme apresentado.
POJUCA-BA, 2014
SÚMARIO
INTRODUÇÃO .............................................................................................. 1
DESENVOLVIMENTO................................................................................... 2
CONCLUSÃO................................................................................................ 3
POJUCA-BA, 2014
INTRODUÇÃO
O filme Besouro conta a história de todo sofrimento e racismo que os negros sofreram nos anos 20, nesta época uma criança conhece a capoeira e, seu mestre, pede que ele escolha um nome para substituir o verídico a partir daquele momento até o fim de sua vida; então na floresta onde acontecia seus treinos ele enxerga um inseto (besouro) e por suas características ele escolhe este nome para si. E pelo fato de ter conhecimento que o besouro não poderia voar, mas voa. Com esse nome besouro se transformou no maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que se identificou com o inseto por desafiar as leis da Física, e que desafia ele mesmo com as cruéis leis da opressão, preconceito, racismo, etc.
1
DESENVOLVIMENTO
Um mito ou um super-herói? Inspirado em fatos, Besouro é um filme de misticismo, paixão, aventura e coragem; sobre um personagem real que se tornou lenda. Seu mestre brutalmente assassinado por um jagunço, o mesmo que jogava capoeira