jjjjjjjjj
O filme nos mostra o preconceito e as diferenças sociais e culturas de um povo . E a luta por seus direitos .
O filme engloba aspectos culturais interessantes que nos brasileiros acabamos esquecendo ou deixando passar .
Em uma época na qual os negros ainda eram tratados como escravo, embora fossem considerados livres, alguns escravos encontram na capoeira um caminho para lutar pelos seus direitos .
O filme nos apresenta a Besouro , um capoeirista , que era responsável por fazer a segurança de seu mestre , quando ele acaba sendo assassinado , besouro fica responsável por cuidar do seu povo .
Além disso , nos mostra o aspecto da religião . O Candomblé, na sua essência, não isso que vemos hoje como “macumba”, mas a cultura dos negros em que cada elemento da natureza para eles é um elemento que os protege .
A abolição da escravidão, e como os negros ainda continuaram sendo marginalizados, tratados como animais, motivos de piada, como se somente servissem para o trabalho pesado e braçal .
O filme nos da algo a pensar e ate questionar , será que todos tem que pensar igual , todos tem que ter o mesmo jeito de falar , andar , para sermos respeitados .
Todos tem seu direito de se expressar da sua maneira , cada um tem sua cultura e nós temos que saber respeitar e saber lidar com as diferenças .
Enfim o filme nos mostra que devemos sim respeitar , cada qual com seu jeito , com sua cultura .
Cada povo tem sua crença , tem seus rituais , tem seu modo de agir e pensar , tem seu modo de lutar , não cabe a nos julgar .
No final do filme besouro acaba morrendo , mas com a certeza que lutou até o fim pelo direito de seu povo .
A capoeira continua viva ate hoje , não como antes que era vista como luta , agora é vista como a demonstração de cultura de um povo , que ainda é vista ate hoje .
.