resenha Diversidade e preconceito
Com o objetivo de divulgar a influência da cultura africana na história brasileira, o MEC em seu site (portaldoprofessor.mec.gov.br) produziu através de uma mídia digital um conteúdo muito rico e proveitoso para professores e alunos, para que todos possam conhecer melhor suas origens e de forma prática estabelecer a valorização das diferentes culturas, raças e religiões.
A diversidade cultural é discutida de forma a ser analisada em sua plenitude pela professora Teresa Mantoan que abordou a igualdade no trato com alunos de diferentes etnias, para que os alunos afro-descendentes se sintam incluídos e parte de todo o processo de aprendizagem escolar, mostrando sua cultura através de palavras, danças, musicas, comidas e outros que fazem parte ate hoje da cultura brasileira.
Houve no programa escola Brasil o relato de uma professora que incomodada com a desvalorização das crianças negras em sua sala de aula, mudou e criou novas metodologias para suas aulas, fazendo com que as crianças percebessem o trabalho e dessem retorno significativo em seus comportamentos pelo trabalho realizado por ela.
O material é excelente para estudos, aproveitamentos e qualquer que seja o objetivo esperado e deve ser divulgado junto a professores, para que possam refletir em suas práticas e complementar suas aulas com novas mídias, tecnologias e outros que possam ajudar a ampliar o conhecimento de cada aluno.
Pelas diversas facetas da identidade cultural fica impossível dizer que haverá uma unificação no pensamento. O que se pode concluir é que todos somos iguais e diferentes ao mesmo tempo e que respeitar as diferenças faz parte de nossa vida e sem isso não somos completos.