Resenha Dinah Callou
CALLOU, Dinah (2007). Gramática, variação e normas. In: SILVA & BRANDÃO. Ensino de gramática - descrição e uso. Rio de Janeiro: Contexto, 2007.
No texto Gramática, variação e normas, escrito por Dinah Callou e publicado em 2007 pela editora Contexto, encontramos diversas críticas e indagações sobre a gramática, suas variações e suas normas.
A autora inicia o texto colocando em pauta as mais diversas questões presentes no mundo linguístico, como por exemplo, como se associar a variação e a norma conjuntamente, como admitir vários usos e apenas um correto ou quais seriam as estratégias a serem adotadas para um ensino eficaz. Ela argumenta que não existem respostas definitivas para tais questões que há muito se discute nos meios acadêmicos ou em qualquer outro meio de comunicação, e que essa crise não diz respeito apenas à língua portuguesa, pois em muitos outros países se aponta essa mesma insatisfação e resultados.
Logo em seguida, vemos Dinah Callou criticando a desestruturação do ensino da língua materna, enfatizando a crise e o empobrecimento do material trabalhado nas escolas, baseando-se apenas no que é certo ou errado diante da norma padrão. Ela afirma também que tais problemas na crise do ensino da língua está relacionada à natureza sociocultural, socioeconômica e pedagógica. Explorando as causas de cada natureza, ela afirma que na natureza pedagógica, os problemas se encontram no conteúdo da disciplina a ser ministrada e na desestrutura do ensino passado por professores, indicando que o curso de Letras serviria como uma tentativa de recuperação das deficiências concebidas pelo ensino fundamental e médio.
Debruçando-se sobre um artigo publicado em O Globo (11/08/1985) por João Ubaldo Ribeiro, intitulado "Questões gramaticais", ela confirma que o termo gramática, ambíguo por si só, é equivalente à tudo que nos é ensinado em forma de regras, se tornando um modelo que nunca conseguimos dominar totalmente.