Resenha do livro Como falam os brasileiros
LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. (Coleção Descobrindo o Brasil).
(Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Letras).
A obra Como falam os brasileiros, de Yonne Leite e Dinah Callou, trata prioritariamente da variação linguística que ocorre no país entre os falantes do Português do Brasil. As autoras mostram, já no início do livro, como a sociedade se comunica através da linguagem e como é possível, através dela, identificar a comunidade de fala a qual um indivíduo está inserido.
O livro contém 73 páginas e segue o objetivo de sua coleção Descobrindo o Brasil: tratar de temas da história e cultura brasileiras em linguagem acessível a todos. A obra é dividida em 15 capítulos, sendo eles: Introdução, Uma visão geral do Brasil: o mito da homogeneidade; Assumindo a diversidade; O falar carioca no conjunto dos falares brasileiros; Sexo, idade e variação linguística; Para uma caracterização dos falares brasileiros; A fonética da fala culta; Os sotaques sintáticos da fala culta; Normas, Pluralismo etc.; Traçando linhas imaginárias; Voltando ao começo; Cronologia, Referencias e fontes; Sugestões de leitura e, por último, Sobre as autoras.
O segundo capítulo, Uma visão geral do Brasil: o mito da homogeneidade, nos mostra os motivos da heterogeneidade do Brasil. Além de sua extensão territorial, sua população estimada em 170 milhões de habitantes e um alto índice de analfabetismo, há fatos históricos - como a colonização portuguesa. A presença de negros e indígenas no país no mesmo período também influenciou o português falado atualmente no Brasil. A hegemonia da língua portuguesa não dependeu de fatores linguísticos e sim históricos. Há dois séculos e meio ocorre uma normatização do português falado no Brasil em direção à variação de prestígio. Essa idealização de uma gramática imutável, que mantenha maior proximidade possível com o português falado na