Ética, Cidadania e Sustentabilidade.
Tais conjuntos de valores como justiça, prudência, sentimento de equidade, honra, amizade e amor percebidos e praticados, têm como finalidade de fazer com que os seres humanos alcancem um bem comum como a felicidade ou a excelência plena, tanto como num só indivíduo como num grupo.
A ética sempre esteve ligada ao dia-a-dia dos seres humanos, na forma como nos relacionamos com a família, amigos, colegas e etc. Ela relaciona-se também às nossas emoções e aos nossos pensamentos no cotidiano.
Ou seja, a ética é uma postura individual e social que envolve sentimentos, ações e horizontes teóricos. As nossas reações são ações práticas que integram o horizonte prático da ética conforme explica Aristóteles.
“A perícia, a prudência e o comedimento nas ações constituem o caráter de um indivíduo.”
“A busca da suprema felicidade distingue os homens dos outros animais e das divindades, que não precisam conquistar nada, já que são divinas.”
Para o filósofo, a amizade verdadeira pressupõe troca de experiências que envolvem tanto os sentimentos prazerosos quanto os dolorosos. É possível concluir que,para Aristóteles, a busca da felicidade pressupõe a construção de um caráter consolidado. Para ele as ações devem conduzir à excelência do ser humano, assim como:
Situação inesperada -> reação -> caráter -> aprendizado (valores éticos) -> atitudes (ação) -> bem supremo.
O caráter, explica Aristóteles, é o nosso abrigo e a morada permanente da ética do humano, e só ele apoia a busca da felicidade, que é o objeto maior da ética.
No capítulo do livro de Nodari, “Kant e a Revolução Copernicana na Ética”, o autor explica as ideias de Immanuel Kant, que acreditava que a arte de pensar deveria sempre ser