Resumo historia dos surdos
Turma:------
Disciplina: LIBRAS
Professor: -----
Aluno: Wendell Arnaldo---
Matrícula:-----
Data: 28/08/2014
Avaliação Final
Resumo história dos surdos
“ Conhecer a história de surdos não nos proporciona apenas a ocasião para adquirimos conhecimentos, mas também para refletirmos e questionarmos diversos acontecimentos relacionados com a educação em várias épocas. “
A história dos surdos foi marcada por muitos conflitos e muita luta para poderem adquirir o devido respeito.Antigamente os surdos eram tidos como amaldiçoados, loucos, desprezados e tambem tachados como incapazes de ter algum aprendizado.As pessoas que nasciam surdas eram vistas como um castigo divino alguns deles até eram mortos pela própria familia e os demais que não eram mortos, tinham suas vidas praticamente interrompidas pois eram afastados da sociedade sem direito a ler , ao estudo, herança etc.
Os Surdos foram privados de se comunica em sua lingua natural durante séculos, em sua grande maioria proibiam o uso da lingua de sinais para a comunicação entre os surdos, forçando-os a falar e a fazer a leitura labial.
Na Idade Moderna no século XVI, Gerolamo Cardano (1501-1576), médico italiano interessado em estudar o caso do seu filho surdo, declara que os surdos podiam receber instruções. Assegura com clareza que as pessoas que não podiam ouvir, poderiam ser ensinadas a ler e escrever mesmo não fazendo o uso da fala. Na Espanha do século XVI encontramos os primeiros educadores de surdos.
O primeiro desses professores foi Pedro Ponce de Leon (1520-1584), que atuava no mosteiro beneditino de São Salvador, em Omã (Espanha), sendo reconhecido como o primeiro professor de surdo. Ele conseguiu ensinar a linguagem articulada aos surdos, mas destinada apenas aos filhos surdos de ricos e nobres, os quais teriam que ter, em alguns casos, conhecimentos para administrarem os bens da família, conseqüentemente, garantindo a continuidade de