Libras
Sara Susiane Machado de Oliveira
Professora Karen
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ped 0516
23/06/12
RESUMO
A história da educação dos surdos é marcada por conflitos, nas quais todos serão tratados o decorrer desta pesquisa. A mesma também teve como objetivo conhecer o que é surdez e de que forma ela se manifesta, a história e a cultura do surdo no Brasil e particularmente no Rio Grande do Sul, e, também, como se dá a educação escolar de pessoas com surdez. Será trabalhado o que é a LIBRAS, sua importância, seus parâmetros e de que forma é realizado o seu trabalho na sala de aula. Foi utilizado como método diversas fontes de pesquisa, todas se encontram nas referências.
Palavras-chave: Cultura, LIBRAS, surdez
INTRODUÇÃO
É considerada surda toda pessoa que possui privação parcial ou total do sentido de ouvir, essa surdez pode ser de origem congênita ou pode ser adquirida posteriormente.
Todos nós temos uma cultura, inclusive o surdo, e assim como os ouvintes o surdo deve conviver com outros surdos para que desenvolva a sua cultura, a cultura surda.
A história do surdo é marcada por muitos conflitos, no decorrer deste trabalho serão apresentados estes conflitos e a história do surdo no Brasil e no Rio Grande do Sul. Quanto à educação escolar, apresentarei de que forma ela se dá em sala de aula, bem como o que é o bilingüismo e de que forma deve ser trabalhado. A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – é a primeira língua do surdo, a seguir conheceremos qual a sua importância e quais são os seus parâmetros.
2 O SURDO E SUA CULTURA
Surdez é a privação parcial ou total do sentido de ouvir, ela pode ser congênita, ou seja, aquela causada por viroses ou doenças desenvolvidas durante a gravidez, ou simplesmente predisposição genética, ou adquirida, aquela adquirida posteriormente através de doenças ou