RESENHA DESCRITIVA VALDE DES
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
PROFESSORA: GEISA DA SILVA GIMENES
ACADÊMICA: MARIA VALDEÍDES DOS SANTOS
PETTER, M. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: I objetos teóricos. 6 ed. São Paulo: Contexto 2011. P 11-24.
Maria Valdeídes dos Santos1
O autor do texto Linguagem, língua, linguística discorre sobre a evolução da linguística. A problemática apresentada por ele trata-se do interesse dos estudiosos pela linguagem. Sua ideia principal é a abordagem linguística como fator de troca de experiência que possibilita a criação e transformação do universo real, assim como fascínio exercido entre a humanidade através da linguagem verbal como matéria do pensamento e veículo da comunicação social.
Na organização do texto, o pesquisador inicia falando em um breve histórico cronológico, da abordagem linguística a partir do século IV até o século XX onde afirma os hindus como pioneiros no estudo sobre sua língua e a motivação para tal pesquisa, fecha o primeiro item do texto falando dos estudos linguísticos quando a linguística passa a ser reconhecida como estudo científico através do Curso de Linguística Geral publicado por dois alunos de Saussure.
Sobre o que é linguagem, o autor aborda na perspectiva do pensamento de Saussure e Chomsky que caracterizam a linguagem de formas distintas e pressupõem uma teoria geral linguagem e da análise linguística. Saussure considera a linguagem heteróclita e multifacetada e a língua um conjunto de signos, um produto social, a linguagem se divide em duas partes: uma estuda a língua e a outra analisa a fala, as duas partes são distintas, porém inseparáveis. Chomsky também distingue a língua da fala, afirma que a linguagem é uma psicologia cognitiva porque nasce com o ser humano, é biologia porque faz parte da herança genética.
Para o entendimento da linguagem animal o autor apresenta como exemplo um estudo