PLANO DE NEGÓCIOS-LAVANDERIA
1 INTRODUÇÃO A globalização traz consigo premissas básicas no quesito qualidade de vida.
São elas, a otimização do tempo e qualidade total. Estas duas premissas básicas abriram uma gama de oportunidades para os pequenos e médios empreendedores que aproveitaram a falta de tempo e excesso de exigências do homem moderno para expor seus serviços.
Tanto em suas necessidades básicas quanto no segmento industrial, o homem moderno prefere deixar as tarefas que ocupam parte do seu tempo livre tais como alimentação e limpeza a cargo de profissionais de sua confiança, certos que estes profissionais irão, a um preço justo, executar tais tarefas com o máximo de asseio e com o mínimo de tempo. Assim surgiu o segmento de lavanderia, atualmente o serviço mais utilizado, ficando atrás somente da prestação de serviços de profissionais de limpeza e serviços gerais como o serviço de diarista.
Quando se cogita a hipótese de montar uma lavanderia, é necessário decidir qual o área pretende especializarse, localização e informações sobre a concorrência. Para assim ter a noção básica de o negócio terá ou não possibilidade de sucesso.
5
2 SEGMENTO DE LAVANDERIA No Brasil existem 9 mil lavanderias, das quais 7,5 mil são domésticas, ou seja, atendem o consumidor final. Outras 1,5 mil atendem indústrias, hotéis e hospitais. O setor emprega cerca de 300 mil funcionários É previsto um crescimento de até 8% ate 2016.
O capital inicial a ser investido na montagem de uma lavanderia varia bastante conforme o porte do empreendimento e sua localização. Logicamente que um empreendimento localizado no shopping vai custar bem mais caro que em uma loja comercial na rua. Estimase que o valor a ser investido inicialmente gire em torno de R$ 90 mil. Somamos a este valor as