Agostinho ramalho marques neto. a ciência do direito - conceito, objeto, método (2001)
“No domínio da ciência (...), cada um sabe que sua obra terá envelhecido daqui a dez, vinte ou cinquenta anos... É que toda obra científica “concluída” não tem outro sentido, a não ser o de fazer surgirem novas perguntas: ela pede, pois, para ser “ultrapassada”, e para envelhecer. Quem quer servir à ciência deve conformar-se com esta sorte.” (Max Weber) NOTA DO AUTOR “O texto deste livro foi originariamente escrito como requisito para o concurso público para ingresso na Carreira do Magistério no Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão, a que o autor se submeteu em 1981. A primeira edição, sob o título A Ciência do Direito: Conceito, Objeto, Método, foi publicada em 1982 pela Editora Forense.
Em 1990, essa mesma editora publicou a segunda edição, modificando-lhe entretanto o título, por razões vinculadas à comercialização do livro, para Introdução ao Estudo do Direito: Conceito, Objeto, Método. Ambas essas edições há muito se encontram esgotadas. Sai agora a terceira edição, trazendo de volta o seu original e verdadeiro título, mais condizente com o conteúdo do trabalho. A atual edição é de responsabilidade da Editora Renovar, que já tem tradição na publicação de trabalhos em que o Direito é estudado a partir de um enfoque crítico que o refere às suas condições de produção simbólicas e sócio-históricas. Com esta nova edição, o livro está novamente próximo de seu público: todos aqueles que mantêm aberta a insistência de uma postura problematizadora perante o Direito e sua inserção na sociedade”.
(O Autor) APRESENTAÇÃO A necessidade de estudar o Direito através de enfoques científicos, que o comprometam efetivamente com a realidade social em que ele se gera e se transforma, é de suma importância, e tem preocupado todos aqueles que de algum modo lidam com o fenômeno jurídico e não são desprovidos de um mínimo de consciência crítica. O Direito, como