Resenha Depressão
Nós seres humanos temos oscilações diárias em nossos sentimentos o que é considerado normal, porém quando isso se torna mais intenso e prolongado como por exemplo quando se sofre de alguma doença grave ou se tem alguma perda muito próxima e significativa caracteriza-se um caso de Depressão Mental. Estima-se que 30% da população mundial sofre de depressão, resumidamente a explicação química para a doença é que há um defeito nos neurotransmissores que nos passam as sensações de bem estar, acontecendo a diminuição na quantidade de neurotransmissores liberados, como a Serotomina e Endorfina.
De acordo com estudos recentes pesquisadores dizem que podem determinar quão solitárias as pessoas são através de Ressonâncias Magnéticas e assim relacionar a solidão com a tão ‘famosa’ Depressão, assim diagnosticando a doença.
Está comprovado que a quantidade de neurotransmissores que é produzida e utilizada em nosso corpo está diretamente ligada a doença. Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios, e tem um papel fundamental em nosso sistema nervoso, eles tem como função estimular ou inibir o neurônio seguinte, o que chamamos Impulsos Nervosos e que são responsáveis pelos nossos pensamentos, ações, locomoção, manifestação de alegria ou preocupação, entre outros.
Os principais neurotransmissores são:
Acetilcolina que é o de maior quantidade encontrado em nosso corpo, e é responsável pelo controle de órgão como coração, estômago, baço, fígado, e outros. O nosso corpo sintetiza a Acetilcolina a partir dos nutrientes colina, lecitima, e DMAE, e vitaminas C, B1, B5 e B6 e minerais zinco e cálcio. Esse neurotransmissor ajuda no controle do Tônus muscular, no aprendizado, nas emoções e também está relacionado a nossa performance sexual.
A Endorfina é um neurotransmissor calmante natural, ela alivia as sensações de dor. Em alguns casos a dor pode ser substituída pela sensação de prazer. É também responsável pela nossa sensação de Euforia,