RESENHA CRITICA Terapia Cognitivo Comportamental Da Depressao E Do TA
Associação Educacional Luterana do Brasil –AELBRA
Credenciamento pelo Decreto de 26/03/2001 – D.O.U de 27/03/2001
Curso de Psicologia
Resenha Crítica:
Terapia cognitivo-comportamental da depressão e do transtorno de Ansiedade
Terapia cognitivo-comportamental da depressão e do transtorno de Ansiedade.
SUDAK, Donna M. Terapia Cognitiva Comportamental na pratica. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Sudak é diretora do treinamento de residência em Psiquiatria da Drexel University College of (DUCOM). Membro do Speakers Bureau. Suas obras publicadas: Combinando Terapia Cognitiva e Medicamentos; Terapia Cognitiva Comportamental de Alto Rendimento para Sessões Breves.
O viés teórico utilizado por Sudak é a abordagem Cognitiva comportamental relatada na publicação traz uma visão panorâmica sobre esta abordagem. A respeito da depressão esta abordagem explica que uma pessoa com fatores de risco para a depressão se depara com uma circunstancia estressante, ela pode avaliar as situações de uma maneira distorcida e negativa sobre si mesma, o outro e o futuro. O paciente deprimido se considera mal, inútil, imperfeito ou prejudicial. Ele avalia todas as suas experiências negativas com base nos seus próprios defeitos pessoais. O mundo é visto como um lugar completamente negativo e rígido.
A estrutura da terapia cognitiva combate a disfunção da aprendizagem e da memória associada a depressão, os pacientes deprimidos não tem funcionamento cognitivo normal, seus processos de pensamentos são mais lentos e sua concentração e memória são reduzidas. O tratamento da depressão começa instruindo o paciente sobre a natureza da depressão e sobre a terapia em si. O terapeuta avalia o humor do paciente, sua ideação suicida e seu pensamento desesperançoso a cada sessão, o relacionamento terapêutico e a postura ativa do terapeuta são ferramentas potentes para combater a desesperança dos pacientes deprimidos.
O modelo cognitivo para todos os