direitos humanos
1. INTRODUÇÃO
Para entendermos os Direitos Humanos devemos analisar primeiro o seu desenvolvimento histórico, analisando os acontecimentos ao longo do tempo. Iniciou-se com um pensamento filosófico baseado no Direito Natural, podendo ser comprovado historicamente desde o inicio da própria escrita. Porem, sua ideologia natural sofreu algumas criticas, e passou a ser positivada baseando assim no Direito Positivo.
Durante a modernidade houve uma série de discursões crescentes sobre os direitos naturais, sendo considerados universais e atemporais, como: o direito a vida, liberdade, segurança e igualdade.
Os Direitos Humanos tem recebido uma desvalorização, desde a época da ditadura, sendo taxado de Direitos dos Bandidos. Criando uma distorção do seu conceito próprio, de defender o ser humano de qualquer ato que agrida sua dignidade ou os seus direitos.
2. HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS
Os direitos humanos refletem a evolução da humanidade. Apesar de não ser possível indicar precisamente a sua origem, são percebidos e afirmados no plano histórico desde o inicio da própria escrita, podendo ser encontrado no Código de Hamurabi, nas Leis das 12 Tabuas, dentre outros escritos antigos.
Mesmo existindo previamente leis de proteção aos mais fracos, a Carta Magna da Inglaterra, assinada pelo Rei João Sem-Terra em 1215, foi à concretização inicial sobre o que hoje conhecemos como Direitos Humanos, recebendo a contribuição, ao longo do tempo, de alguns documentos históricos, sendo eles: a Bill of Rights (Inglaterra, 1689); a Declaração de Virginia (EUA, 1776); a Declaração dos direitos do homem e do cidadão (França, 1789); a Constituição Mexicana (México, 1917); a declaração dos direitos do povo, dos trabalhadores e dos exploradores (Rússia, 1918), Constituição de Weimar (Alemanha, 1919); e a Declaração Universal dos Direitos do homem (ONU, 1948).
3.1. A CARTA MAGNA (INGLATERRA, 1215)
Em 1215, o Rei João Sem-Terra foi forçado, por barões,