Psico UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
ANGELICA TOSTES THOMAZ
RESENHA DO LIVRO: “ECLIPSE DA ALMA: A DEPRESSÃO NO CONTEXTO DA PSIQUIATRIA, DA PSICOLOGIA DE CARL GUSTAV JUNG E DA RELIGIÃO”
São Paulo
2015
ANGELICA TOSTES THOMAZ
Matricula: 31331734
RESENHA DO LIVRO: “ECLIPSE DA ALMA: A DEPRESSÃO NO CONTEXTO DA PSIQUIATRIA, DA PSICOLOGIA DE CARL GUSTAV JUNG E DA RELIGIÃO”
Resenha do livro Eclipse da Alma: A depressão no contexto da Psiquiatria, da Psicologia de Carl Gustav Jung e da Religião, apresentado à disciplina de Psicologia da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie como trabalho intermediário do 5° semestre do curso de teologia.
ORIENTADOR: Prof. Dr. Antônio Máspoli de Araújo Gomes
São Paulo
2015
Introdução
Eclipse da Alma: A Depressão no contexto da psiquiatria, da psicologia de Carl Gustav Jung e da religião é um livro organizado pelo Dr. Antônio Máspoli de Araújo Gomes (Fonte Editorial; 397 páginas; 55 reais), que aborda a questão da depressão sobre os aspectos da psicologia, psiquiatria e aconselhamento pastoral. Um excelente trabalho para os interessados em conhecer as doenças psicossomáticas e suas implicações, visto que houve um grande crescimento dessas doenças na atualidade.
Serão abordados nesta resenha alguns pontos dessa riquíssima obra, que tem como autores, especialistas como: Dr. Pérsio Ribeiro Gomes de Deus, Drª. Patrícia Pazinato, Drª. Dâmaris Cristina de Araújo Malta.
Capítulo II: Angústia, fé e sentido da vida na pós-modernidade.
A Drª. Dâmaris Cristina de Araújo Malta tem como ponto de referência a fenomenologia para compreender a tripé: angústia, fé e sentido da vida. Analisa as visões do filósofo Søren Kierkegaard e do também filósofo Martin Heidegger.
Toda essa análise se dá na pós-modernidade (termo problemático para a definição). A consequência da pós-modernidade é tratar o homem como objeto a ser consumido e não mais a partir de relações afetivas, é um esvaziamento de significados e a