resenha delizoicov
ENSINO DE CIÊNCIAS FUNDAMENTOS E MÉTODOS
Academico: Carlos Antonio Kramer
Disciplina : Pratica de ensino em física e ciências III
04/04/2014
Introdução:
Desde o princípio o fragmento “Aluno: Sujeito do Conhecimento” do livro “Ensino de Ciências Fundamentos e Métodos” de Demétrio Delizoicov,José André Angotti e Marta Maria Pernambuco(com colaboração de Antônio Fernando Gouvêa da Silva) nos remete a cenas típicas do dia a dia de um professor. O nervosismo inicial, os obstáculos encontrados e posteriormente, a comodidade do professor diante de determinadas situações. Sabendo que na maioria das vezes, só lembramos do aluno quando ele não está correspondendo às nossas expectativas. Isso ocorre porque aprendemos o modo de elaborar um plano de aula, dicas didáticas, entre outros, de modo empírico, e dificilmente preocupamo-nos conhecer de fato os nossos alunos, tornado fria a relação em sala de aula.
A maior parte das nossas ações na sala de aula é fruto da tradição, que não preocupa-se em fazer questionamentos, como o porquê e quando ensinar determinados conteúdos, e não costuma buscar métodos atraentes para despertar a verdadeira fascinação que (na teoria,ou no imaginário) deveria haver por ciências,seguimos à risca tudo o que é proposto no livro didático; e não centramos no sujeito que ensina, ou seja, o nosso desempenho docente, e consequentemente não consideramos o sujeito que aprende(o nosso aluno).Deveríamos considerar o aluno como o sujeito do conhecimento e do seu próprio processo de aprendizagem, pois é fato que ninguém se interessa em aprende o que não está disposto a aprender. Outro ponto muito importante é reconhecer que a aprendizagem é resultado da interação entre o sujeito ( aluno / professor) e o meio circundante, social e natural.
O aluno só aprende quando é do seu interesse, e por isso é se faz necessário dar maior enfoco ao conhecimento científico