Resenha crítica: Problemas e problematizações. DELIZOICOV, D
Resenha por R Xavier Junior-7159793 - USP
DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: Maurício Pietrocola. Ensino de Física: Conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2ª Ed. Ilhéus: Ed. da UESC.
Delizoicov introduz Problemas e problematizações tratando da noção de problematização enquanto resolução de problemas e as suas relações com o ensino-aprendizagem. Tal noção é sustentando por pensadores como Thomas Kuhn que defende que o conhecimento acontece uma vez que o aprendiz se dedique a solução de problemas relacionados. O conteúdo cognitivo das leis físicas é portanto contextualizado e passível de ser apropriado na medida em que se resolvam problemas (Kuhn).
A pesquisa em Física é bastante recente, mas apesar disso, “não raro encontramos físicos renomados que há mais tempo distinguiram-se pela dedicação especial dada à disseminação do conhecimento produzido pela Física para um público de não-especialistas” (p.127). Percebe-se que existe uma preocupação de alguns teóricos em compreender as dificuldades que os leigos encontram na assimilação dos conteúdos.
O autor ainda traz uma outra dimensão do conceito de problematização que se articula com primeiro. Para isso faz menção à importante contribuição de Gaston Bachelard, o qual afirma que o conhecimento acontece a partir da busca de soluções para os problemas apresentados, porque esta busca desperta curiosidade e consequentemente a aprendizagem. Para ele, não só a solução de problemas que deveria ser preocupação para os educadores, mas a formação do pensamento científico, através de um trabalho pedagogicamente analisado e pensado de acordo as necessidades do público alvo, pois, o educando chega à escola com uma bagagem de conhecimentos preconcebidos que precisam ser trabalhados e assim, ao tentar entender a Física encontra muitos obstáculos, que não podem ser negados, segundo Bachelard (1977, p. 50 apud Delizoicov),
Sempre me surpreendeu o fato de que os