Resenha deficiência
Esse estudo tem como objetivo verificar como os profissionais estão conseguindo trabalhar com crianças portadoras de necessidade especial em escolas públicas do Município de Aracaju. A amostra da pesquisa foi feita com 12 participantes em 3escolas da rede Municipal. Foram entrevistados 4 diretores/coordenadores , 4 funcionários e 4 professores/estagiários. Foi aplicado questionários semi - estruturado cujos dados foram examinados mediante análise de conteúdo e organizados em categoria.
As visitas foram feitas em 3 escolas da rede municipal , questionando qual era o pensamento e posicionamento sobre a inclusão e como é viver com alunos portadores de necessidade especial. Nessa pesquisa foi utilizado 3 questionários para professores , diretores e funcionários, foi também utilizado um gravador apenas para alguns , pois outros participantes não concordavam em usa - lós. O gravador foi usado com 6 integrantes dos 12 entrevistados, 4 pessoas anotavam suas respostas e 2 pessoas respondiam oralmente para os entrevistadores. Depois essas respostas eram organizadas e todas colocadas no papel.
O local da entrevista foi feita nas escolas, em salas de alunos de professores e diretores os autores tiveram um processo longo para saber onde e como fazer a pesquisa foi feito sorteios das escolas , ou seja , aquelas que estivessem trabalhando com classes inclusivas pois o objetivo era esse ,foram feitas ligações para algumas escolas pedindo informações e ente essas foi escolhida três que trabalhavam com crianças