resenha deficiencia visual
Os receptores sensoriais existentes nos animais, ponto de contato entre o mundo externo e o sistema nervoso de qualquer organismo pode ser modelado em sua forma mais simples como um sistema que possui entrada de dados , nenhum ou algum processamento do sinal e um sistema de saída.
Mesmo animais que vivem em ambientes com baixas quantidades de luz apresentam olhos, sendo importante ressaltar que não há sistemas mais ou menos evoluídos, mas apenas aqueles mais adaptados a um determinado nicho.
O sistema auditivo humano está limitado a perceber freqüências entre 20HZ e 20.000Hz devido a característica implícitas a cóclea, mais especificamente, a membrana basilar dentro dela que não vibra com sons fora dessa faixa de freqüências. Assim como no sistema visual, todas as fibras atingirão o tálamo, mais especificamente onde há novas sinapses para retransmissão da atividade.
O sistema somatossensorial pemite perceber estímulos na pele através de uma diversidade de receptores sensoriais especializados: modificações nas terminações de neurônios unipolares que alteram sua atividade eletrofisiológica pela pressão temperatura ou dor.
As conexões neurais da via olfativa até o córtex sugerem que esse é um dos sistemas sensoriais mais antigos dos animais embora tal afirmação ainda esteja em discussão. È o único sistema que faz conexão direta com o córtex cerebral sendo o córtex olfatório definido como a soma de todas as regiões que recebem projeções diretas do bulbo olfatório.
A gustação está presente na maioria dos vertebrados e depende de receptores específicos na língua , que detectam cinco qualidades:amargor, acidez, doçura, salinidade e umami.
O repertorio de estimulações físicas que servem à orientação não se limita aquelas que podemos perceber..
Nosso conhecimento atual sobre sistemas sensoriais nos mostra que qualquer observação comportamental merece uma postura cautelosa na busca de quais estímulos estão moldando um determinado